Inicial » Notícias » Gerais » UFRN discute cooperações acadêmicas com Alemanha

UFRN discute cooperações acadêmicas com Alemanha

Uma das maiores economias mundiais, a Alemanha é considerada referência em tecnologia e cultura. Com o intuito de mostrar os canais de cooperação e as parcerias com este país, será realizado, nesta terça-feira, 2 de outubro,  o eventoAlemanha na UFRN - UFRN na Alemanha: cooperações, oportunidades e cultura Alemã, no Instituto Metrópole digital (IMD).

O evento é voltado para docentes e discentes que tenha interesse em atividades acadêmicas nesse país, como intercâmbios ou cooperações, e objetiva apresentar canais de colaboração e possíveis parcerias com a Alemanha, bem como proporcionar um maior contato com a cultura germânica.

As inscrições são gratuitas e permanecerão abertas até o dia do evento, podendo ser realizadas por meio do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) ou neste link.

Sediado no Auditório B321 do IMD, o evento tem início a partir das 17h e será dividido em dois momentos: a primeira parte voltada para discussão sobre as oportunidades e parcerias com a Alemanha, e a segunda voltada para tratar de aspectos da cultura desse país.

A programação do primeiro momento contará com a exibição dos painéis da Rede Brasil Alemanha de Internacionalização do Ensino Superior - Rebralint, feita pelo professor Edgar de Farias Correa; Alemão na UFRN e Programas de Bolsas, a cargo da professora Wiebke Xavier, do serviço de intercâmbio acadêmico alemão; Cooperações com instituições alemãs, realizada por representantes da Pró-Reitora de Pós-Graduação (PPg) e da Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI);Cooperações Alemãs no RN, exibido pelo cônsul honorário da Alemanha em Natal Axel Geppert; por fim, será realizada a divulgação do Encontro Econômico Brasil Alemanha – EEBA 2019.

Em continuidade à programação, haverá, às 18h30, o Cinema Alemão, onde será exibido o filme Good Bye Lenin. Para finalizar a noite, haverá ainda o momento Cultura da Cerveja Artesanal em Terras Potiguares, promovido pela Cervejaria Raffe, parceira do evento, que sorteará prêmios aos participantes.

O evento é organizado pelo professor Edgar de Faria Correa, docente do Departamento de de Informática  e Matemática Aplicada (Dimap) e representante da Rebralint na UFRN, junto à professora Wiebke Xavier, representante do Instituto Goethe, contando com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI), Pró-Reitora de Pós-Graduação (PPg), do Consulado Alemanha em Natal e da Cervejaria Raffe.

Encontro EBBA

Em 2019, a capital potiguar será sede do Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA), evento anual realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK).

O Encontro tem o intuito de fortalecer as relações bilaterais e aprofundar a parceria estratégica, sendo realizado anualmente de forma alternada entre Brasil e Alemanha. Neste ano, o evento foi sediado na cidade de Colônia, na Alemanha.

O potencial do Rio Grande do Norte em gerar energias renováveis, assim como a infraestrutura contida na região Nordeste, foram atrativos para o evento ser sediado em Natal.

(02/10/2018) « Voltar