Inicial » Notícias » Gerais » ATUALIZADA - Inscrições abertas para bolsas de francês na Bélgica

ATUALIZADA - Inscrições abertas para bolsas de francês na Bélgica

A Universidade Livre de Bruxelas, através da Wallonie-Bruxelles International, divulga o seu curso de verão para estudo da língua e literatura francesas. A oportunidade é oferecida pela Faculdade de Letras, Tradução e Comunicação da instituição e visa o aprendizado através da imersão na cultura francófona e, particularmente, na cultura belga.

O curso ocorre durante no período de férias, entre 17 de julho e 7 de agosto, e está direcionado a discentes regularmente matriculados na graduação, mestrado ou doutorado de uma instituição de ensino superior brasileira. Candidatos devem ter conhecimento da língua francesa, com um nível de proficiência mínimo A2*, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Os contemplados receberão uma bolsa de estudos que compreende a taxa de inscrição, no valor de €710, além de €420 para acomodação e €300 para alimentação, no período em que ocorrer o curso. A oportunidade não inclui o transporte aéreo para a Bélgica, pelo qual o candidato fica responsável.

As inscrições estão abertas até o dia 13 de março e serão aceitas apenas através de um e-mail endereçado à Sra. Élodie Meunier, no endereço e.meunier@alac-wbi.be. Em anexo, deverão estar os seguintes documentos: currículo e carta de motivação (em francês); certificado de proficiência da língua francesa, em nível mínimo A2; comprovante de vínculo com uma instituição de ensino superior brasileira e histórico acadêmico de 2019, traduzidos para o francês.

Os candidatos pré-selecionados serão convocados para uma entrevista oral, via Skype, no dia 18 de março. A pessoa selecionada e um suplente serão pessoalmente notificadas da decisão no dia 25 de março, por e-mail.

Para mais informações sobre o curso de verão na Universidade Livre de Bruxelas, acesse a página da oportunidade ou a chamada abaixo, disponível apenas em francês.

Ainda, é necessário lembrar que todos os estudantes de graduação interessados na oportunidade, devem também se inscrever no edital de mobilidade da Secretaria de Relações Internacionais da UFRN, já disponível no link

ATUALIZAÇÃO [18/02/2020 - 11:10]

A Secretaria de Relações Internacionais esclarece que para atestar a proficiência da língua francesa serão aceitos os certificados DELF, DALF, TCF e certificado de conclusão de um curso presencial (proficiência nas 4 competências).

Arquivo em anexo: Chamada para curso de verão na Universidade Livre de Bruxelas (em francês)

(13/02/2020) « Voltar