Inicial » Notícias » Gerais » Santander Universidades lança seleção para Bolsas Ibero Americanas

Santander Universidades lança seleção para Bolsas Ibero Americanas

O Programa de Bolsas Ibero Americanas, iniciativa do Santander Universidades, está com vagas abertas para o ano de 2021.

A iniciativa tem como objetivo a expansão dos horizontes acadêmicos e culturais de alunos brasileiros através de um intercâmbio em instituições de ensino superior parceiras, localizadas em um dos nove países da América Latina onde o Santander está presente. Com duração máxima de um semestre, a oportunidade consiste em bolsas acadêmicas no valor de €3.000 cada, para apoiar o aluno durante sua estadia no exterior.

Estão sendo oferecidas duas vagas, destinadas a alunos de graduação e pós-graduação (uma vaga para cada nível), regularmente matriculados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pré-seleção e indicação dos candidatos que representarão a instituição será realizada pela comissão avaliadora da Secretaria de Relações Internacionais (SRI).

Interessados devem efetuar, primeiramente, sua pré-inscrição através da plataforma online do Santander Universidades. Na sequência, os candidatos realizam a sua inscrição na Secretaria de Relações Internacionais, enviando para o endereço eletrônico inscricoes@sri.ufrn.br, os seguintes documentos:

Alunos de graduação: histórico escolar, relatório de índices acadêmicos, e confirmação da sua pré-inscrição na plataforma do Santander.

Alunos de pós-graduação: histórico escolar, documento que comprove matrícula  em curso de mestrado ou doutorado em Programas de Pós-graduação com notas entre 4 e 7 na avaliação quadrienal da Capes, além, também, da confirmação da sua pré-inscrição na plataforma do Santander.

Inscrições serão aceitas até o dia 20 de agosto, exclusivamente pelo endereço eletrônico inscricoes@sri.ufrn.br, sob o assunto “Inscrição Ibero Americanas 2020 – Santander”. Os candidatos deverão especificar sua modalidade acadêmica (alunos de graduação ou Pós-graduacão).

Apesar da suspensão do Edital de Mobilidade Acadêmica Internacional, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a seleção dos discentes de graduação atenderá os critérios estabelecidos no documento. Assim, candidatos devem observar as condições ali apresentadas antes de inscrever-se.

Os alunos de pós-graduação, para concorrerem à seleção, deverão satisfazer aos seguintes requisitos:

1.    Ser brasileiro(a) nato ou naturalizado(a);

2.    Não possuir título de mestre, se a candidatura for em nível de mestrado, ou título de doutor(a), se a candidatura for em nível de doutorado, quando da inscrição ou início do período de mobilidade;

3.    Estar regularmente matriculado(a) em curso de mestrado ou doutorado na UFRN em Programas de Pós-graduação com notas entre 4 e 7 na avaliação quadrienal da Capes;

4.    Não acumular bolsa de mestrado ou de doutorado sanduíche no exterior com outras bolsas no Brasil provenientes de recursos da Capes ou de outros órgãos ou entidades da Administração Pública federal, estadual ou municipal;

5.    Não ter sido contemplado com bolsa de mestrado ou de doutorado sanduíche no Exterior neste ou em outro curso de Pós-graduação realizado anteriormente;

6.    Não ultrapassar o período total do mestrado ou do doutorado, de acordo com o prazo regulamentar do curso para a defesa de dissertação ou tese, devendo o tempo de permanência no exterior ser previsto de modo a restarem, no mínimo, 6 (seis) meses no Brasil para a redação final e a defesa de tese;

7.    Ter obtido aprovação no exame de qualificação ou ter cursado o primeiro ano do mestrado ou doutorado.

8.    Possuir a proficiência de nível mínimo B2 na língua espanhola (Certificado DELE)

Após o retorno das atividades presenciais na UFRN devido à pandemia do coronavírus, os selecionados deverão procurar a coordenação de seu curso para realizar a abertura do processo de mobilidade no Sigaa.

Para mais informações sobre o programa de bolsas Ibero Americanas 2020, acesse o portal do Santander Universidades ou contate o setor de Mobilidade da SRI (mobilidade@sri.ufrn.br).

(13/05/2020) « Voltar