Inicial » Notícias » Gerais » Embaixada da França no Brasil abre oportunidade para bolsa de estudos exclusiva para estudantes brasileiros

A Embaixada da França no Brasil está com oportunidade aberta para bolsa de estudos exclusiva para estudantes brasileiros já admitidos no segundo ano do Master (M2) em instituições de ensino francesas. A bolsa será concedida por um período de seis meses (1º de setembro de 2020 a 8 de fevereiro de 2021), no ano acadêmico de 2020-2021. As candidaturas devem ser enviadas por e-mail até o dia 31 de maio, às 23h59.

Com objetivo de fortalecer os laços de cooperação entre os países e oferecer melhores condições de estadia aos brasileiros interessados em estudar na França, o edital é aberto a estudantes brasileiros de todas as áreas do conhecimento. Mas com a condição de ainda não terem completado 40 anos de idade até o dia 1º de setembro de 2020.

Além dos estudantes já graduados no Brasil, podem se candidatar estudantes da graduação inscritos em programas de duplo-diploma e aprovados para o segundo ano do Master (M2) em instituições francesas. Os estudantes inscritos em programas de mobilidade acadêmica que não se enquadrem nessas condições, não devem se candidatar.

Entre os benefícios concedidos pela bolsa, está a isenção de taxas de visto, de taxas administrativas do procedimento pré-consular Campus France e de taxas acadêmicas relativas ao Master (se necessário), além do pagamento da cobertura de saúde no sistema público francês e um auxílio financeiro de 310 euros por mês. No entanto, a bolsa não cobre gastos com passagens aéreas ou eventuais despesas de mudança.

Por se tratar de um auxílio parcial, o estudante deverá ainda garantir e comprovar um financiamento complementar de, no mínimo, 390 euros por mês, de recursos pessoais ou de uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada. O benefício não pode ser combinado com outras bolsas do governo francês, como a Bolsa Eiffel.

Para mais informações, o edital está disponível no site do Campus France Brasil e consultas podem ser feitas nas seguintes redes sociais: Facebook e Instagram. Em caso de dúvidas, os alunos devem enviar um e-mail para: bolsasbienvenue@campusfrancebrasil.com.br.

(14/05/2020) « Voltar