Inicial » Notícias » Gerais » Premiação internacional recebe indicações de mulheres notáveis da ciência

Premiação internacional recebe indicações de mulheres notáveis da ciência

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em parceria com a Fondation L'Oréal, divulga a edição 2021 do For Women in Science International Awards (“Para Mulheres na Ciência”, em português), uma premiação que busca reconhecer e celebrar a excelência feminina na ciência. Criado em 1998, o programa já honrou 112 laureadas no auge de suas carreiras, entre elas, três vencedoras do Prêmio Nobel em seus respectivos campos.

Membros das comunidades acadêmica e científica de todo o mundo são convidados a indicar mulheres eminentes cujas contribuições em seu campo de estudo sejam excepcionais e marcantes. As candidatas indicadas devem devem seguir os seguintes critérios de elegibilidade:

œ     Reconhecimento de sua excelência científica por parte da comunidade científica internacional;

œ     Estar ativamente envolvida em pesquisa científica;

œ     Estar envolvida em qualquer campo das Ciências Físicas, Matemática e Ciência da Computação.

O período para indicações irá até as 23h59 de domingo, dia 31 de maio de 2020 – horário de Paris. Não serão aceitas auto-nomeações ou indicações feitas por familiares. Os documentos deverão ser submetidos exclusivamente pela plataforma online da premiação, sendo necessária a criação de um login na página. Serão aceitas apenas inscrições na língua inglesa.

Cinco vencedoras de cinco regiões do mundo serão selecionadas por um júri internacional, que avaliará suas contribuições científicas, seu impacto, reconhecimento e comprometimento com a educação. Cada uma delas receberá 100 mil euros por seus esforços para o avanço científico como um todo e de suas áreas, em uma cerimônia que acontecerá no dia 11 de março de 2021.

Para a lista de documentos necessários para a inscrição, consulte o regulamento da premiação, disponível apenas em inglês.

Leia For Women in Science em anexo

Arquivo em anexo: For Women in Science