Inicial » Notícias » Gerais » Universidade francesa abre inscrições para cursos de engenharia

Universidade francesa abre inscrições para cursos de engenharia

A universidade francesa INSA Rouen Normandie, especializada em áreas de engenharia, está com período de inscrições abertas para seu ano acadêmico, que começa em 2022 e segue até  2023. A instituição oferece sete cursos nas áreas de engenharia, ciência e computação, os quais seis possuem opção de serem ministrados em inglês para alunos que não dominam o francês.

Os alunos interessados podem estudar na universidade francesa por todo o período letivo ou escolher entre os semestres de outono ou de primavera. Além disso, duas semanas antes do período de outono começar, a instituição realiza um evento de boas-vindas para ajudar novos estudantes com trâmites administrativos e de adaptação. Há ainda, a possibilidade de realizar um curso de francês, sem taxas adicionais.

A INSA Rouen Normandie não cobre nenhum custo referente a estadia, alimentação ou transporte de intercambistas, sendo tudo por conta do aluno. Contudo, a instituição estima que o valor de 700 a 800 euros por mês é o suficiente para se manter no país. Para saber mais sobre acomodação, clique aqui. Os cursos oferecidos pela instituição podem ser conferidos abaixo, e mais informações podem ser vistas aqui.

- Computer sciences and Technology of Information (ITI) (oferece opção em inglês)
- Chemistry and process engineering (CFI) (oferece opção em inglês)
- Energy and propulsion engineering (EP) (oferece opção em inglês)
- Mathematics and software engineering (GM) (oferece opção em inglês)
- Civil engineering and sustainable constructions (GCCD) (não oferece opção em inglês)
- Industrial risk management (MRIE) (oferece opção em inglês)
- Mechanical engineering (MECA) (oferece opção em inglês)

Para realizar a inscrição, os alunos devem entrar em contato com a Secretaria de Relações Internacionais, pelo e-mail secretaria@sri.ufrn.br, com o título "Inscrição Universidade Francesa", até o dia 25 de março, e enviar as seguintes informações: RG e CPF, e-mail, curso de interesse na INSA, histórico acadêmico em português, exame de proficiência em inglês ou francês. Além da proficiência de uma das línguas (inglês ou francês), caso o aluno possua conhecimento no outro idioma (inglês ou francês), é importante informar o nível que considera dominar. Os documentos devem ser escaneados e enviados no formato PDF.

A Secretaria de Relações Internacionais não se responsabiliza por documentos ilegíveis ou preenchidos de forma errônea que comprometam a análise das informações neles contidos. Pois, depois do envio dessas informações, as inscrições serão analisadas pela INSA e os alunos selecionados receberão um e-mail com o link para envio de mais documentos, referentes a candidatura. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail international@insa-rouen.fr.

O ano acadêmico da instituição é dividido em dois, o de outono, começando em setembro de 2022 e terminando em janeiro de 2023; e o de primavera, de janeiro/fevereiro a julho de 2023. Portanto, as datas de candidatura são diferentes para cada semestre. Os alunos que desejarem se inscrever para todo o ano acadêmico ou apenas para o semestre de outono devem enviar suas candidaturas até 30 de abril; e os que se interessarem apenas pelo semestre de primavera, devem enviar até 29 de outubro. Mas lembrando que para a primeira fase, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Relações Internacionais, pelo e-mail secretaria@sri.ufrn.br, até o dia 25 de março. Confira abaixo os documentos necessários para a candidatura, e para saber mais informações clique aqui.

- Documento de identidade;
- Acordo de aprendizado/Planos de estudo;
- Certificado de proficiência em inglês ou francês, realizado pela universidade (ou similar). resultados de OLS não podem ser usados;
- Cópia do Passaporte (ou cartão de nacionalidade européia);
- Um histórico oficial em inglês ou francês listando todos os cursos realizados até agora.

(08/02/2022) « Voltar