Inicial » Notícias » Gerais » Consulado da França em Recife lança edital de apoio a eventos científicos no Nordeste do Brasil

No intuito de apoiar o debate de ideias e eventos científicos organizados no Nordeste do Brasil, que impliquem na participação de personalidades científicas e universitárias francesas, o Consulado Geral da França em Recife lança seu edital de 2022 de apoio a eventos científicos. Essa chamada é válida para eventos científicos que ocorrerão no Nordeste do Brasil no ano de 2022, de forma presencial ou online.

Todas as disciplinas são elegíveis a este edital, que está aberto às instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, e a seus parceiros franceses. Os projetos apresentados a esse edital deverão ter a forma de eventos científicos, presencial ou à distância, organizados por uma instituição nordestina de ensino superior e pesquisa que envolvam a participação de pesquisadores e pesquisadoras oriundos de uma instituição francesa (simpósio, colóquio, mesa redonda, conferência, congresso, seminário etc.).

O pedido de financiamento deverá ser enviado ao Consulado Geral da França em Recife pela instituição brasileira. O apoio do Consulado Geral da França em Recife cobrirá somente o pagamento dos custos de passagens, para os eventos presenciais, de pesquisadores e pesquisadoras oriundos de uma instituição de ensino superior e pesquisa francesa. Já o pagamento dos custos de organização e da tradução para os eventos online, terá o limite de 1350 euros por evento.

A avaliação e a seleção dos projetos serão feitas de acordo com os seguintes critérios:

-          Excelência científica do projeto

-          Participação de jovens pesquisadores e pesquisadoras no projeto

-          Inscrição do projeto em uma colaboração franco-brasileira sólida e estruturada (evento científico integrado a um projeto de pesquisa mais amplo) ou a criação de novas colaborações entre a França e o Brasil através desse evento.

Os dossiês completos deverão ser enviados por e-mail para: recife.scac.edital@gmail.com até o dia 31 de março de 2022, e os resultados serão comunicados por e-mail aos candidatos no mês de abril. Além disso, um webinário para esclarecimento de dúvidas sobre o edital será realizado no dia 07 de março de 2022 às 14h na plataforma Zoom, por meio do link https://us06web.zoom.us/j/5998429848. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelo e-mail recife.scac.edital@gmail.com.

Arquivo em anexo: edital_de_apoio_a_eventos_cientificos_2022.pdf

(24/02/2022) « Voltar