Idioma

Português English
Inicial » Notícias » Gerais » Fulbright oferece mais de 80 bolsas em 12 programas diferentes de estudos nos EUA

Fulbright oferece mais de 80 bolsas em 12 programas diferentes de estudos nos EUA

As bolsas são oferecidas para brasileiros recém formados em letras, roteiristas, estudantes de doutorado, professores universitários e pesquisadores. No total, serão oferecidas mais de 80 bolsas em 12 programas diferentes nas melhores universidades dos Estados Unidos. Os benefícios serão concedidos no âmbito do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos e tem o objetivo de ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e as de outros países.


 


As candidaturas para todos os programas devem ser feitas online no site da Fulbright Brasil https://fulbright.us16.list-manage.com/track/click?u=2b5c7093b67146375e5fba81c&id=ab2fcba4ac&e=4f8e93baa7  até 1 de agosto para todos os programas, exceto para o programa de formação de roteiristas MFA (deadline 15 de junho). As bolsas cobrem seguro-saúde, despesas de passagem aérea, manutenção nos EUA, visto J1 entre outros benefícios, como integrar a rede de alumni da Fulbright no Brasil e no mundo. 


 


Editais abertos:


 


 Doutorado sanduíche: estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar a uma das 30 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro de 2023 e término em abril/maio do ano seguinte.  


 


 Bolsa para ensinar português: o Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) oferece até 15 bolsas de nove meses de duração para jovens graduados em Letras (português-inglês) ensinarem português nos EUA. Os selecionados são alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliam no ensino de português e frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de interesse dos FLTAs. 


 


 


Mestrado em Roteiro de Cinema - MFA: a oportunidade cobre todos os custos da pós-graduação em roteiro de cinema ou TV em escolas renomadas dos Estados Unidos.


 


 


Professor /pesquisador: professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 15 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA. 


 


 Professor/ pesquisador júnior: O programa oferece até 15 bolsas destinadas a jovens doutores, ativos no ensino de pós-graduação/graduação, em qualquer área do conhecimento, que possuam vínculo permanente com Instituições de Ensino Superior e/ou de pesquisa brasileiras. O programa tem duração de três ou quatro meses. 


 Cátedra na Emory University: voltada para um professor/pesquisador, com destacada atuação em sua área, para realizar pesquisa, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários para estudantes de pós-graduação na Emory University, Atlanta. As atividades devem ser relacionadas a áreas como humanidades; ciência; ciências sociais; artes, direito; biomedicina; saúde pública; enfermagem e administração.


 


Cátedra em Saúde Global na University of New Jersey, Rutgers: oportunidade de ensino e pesquisa na área de saúde global para professores e pesquisadores brasileiros.


 


Cátedra em Saúde Pública na University of California, San Diego: oportunidade para professores e pesquisadores da área de saúde pública realizarem pesquisa e ministrarem aulas. 


 


Cátedra em STEM na University of California, Davis: oportunidade para professores e pesquisadores destacados nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática realizarem pesquisa e ministrarem aulas.


 


Cátedra em pesquisa sobre câncer no M.D. Anderson Cancer Center : oportunidade para passar um semestre acadêmico pesquisando no  mais importante centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo.


 


Cátedra em Artes, Ciências Humanas e Sociais em Yale: oportunidade para professores e pesquisadores com comprovada experiência para realizar pesquisa e/ou lecionar uma disciplina para pós-graduação ou graduação avançada.


 


Cátedra em estudos interdisciplinares em Economia Agrícola em Purdue: oportunidade para passar um semestre acadêmico lecionando e pesquisando.


 


Link para ver as bolsas no site da Fulbright:  https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/

(09/06/2022) « Voltar
SRI - Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais
Caixa Postal 1524 - Campus Universitário UFRN - Lagoa Nova | CEP 59072-970 | Natal/RN - Brasil
Veja aqui no Mapa de localização
Contato: +55 (84) 3342-2271 / E-mail: sri@sri.ufrn.br
  • Siga a SRI no Twitter
  • SRI no Facebook
2012 / 2024 © SRI - Todos os direitos reservados. UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte STI