Idioma

Português English
Inicial » Mobilidade Out » Exchange Fellow

Exchange Fellow 

 

Formulário de Inscrição


Apresentação

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem participado de programas de mobilidade estudantil com instituições de ensino superior, nacionais e internacionais em todo o mundo e por isso tem recebido diversos estudantes estrangeiros e nacionais para cursarem pelo menos um semestre em nossa Universidade. Ser um aluno intercambista, geralmente, não é fácil. Especialmente no início, quando tudo em um país estrangeiro parece distinto e complicado. A fim de facilitar a adaptação desses estudantes e promover melhoras na recepção dos mesmos, a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) desenvolveu o programa “Exchange Fellows”, discente voluntário da UFRN que atuará como guia de um estudante estrangeiro em mobilidade durante os seus primeiros dias no Campus. Este projeto proporcionará aos estudantes da UFRN um intercâmbio cultural, o estabelecimento de novas amizades e até mesmo a prática de suas competências lingüísticas. E para realização deste receberá um certificado de participação no programa.

 

Objetivos

 

O objetivo é ser uma fonte de informação para os novos estudantes, tornando mais simples a sua integração e melhorar a recepção aos alunos em intercâmbio na UFRN, promovendo a integração entre os alunos desta Universidade com os estudantes estrangeiros.

 

Participantes

 

Todos os alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte podem atuar como Exchange Fellow.

 

Funções do Exchange Fellow

 

Ser um Exchange Fellow é ajudar o intercambista no que diz respeito à inscrição nas disciplinas, na procura de alojamento e na integração na vida estudantil e cultural da cidade, bem como na realização das funções descritas abaixo:

 

- Receber o estudante estrangeiro no local a ser definido.
- Interessar-se pelo bem-estar e boa estadia do intercambista, sendo cordial, participativo e sempre disposto a resolver eventuais problemas que o mesmo possa ter - durante sua estada;
- Encaminhar o estudante ao local onde serão realizadas as aulas.
- Integrá-lo aos demais estudantes e às atividades sociais da UFRN;
- Manter a SRI sempre a par das atividades realizadas, assim como informar qualquer tipo de transtorno que o estudante possa eventualmente causar;
- Não é responsabilidade do padrinho atender a todas as necessidades de deslocamento do intercambista, mas sim orientá-lo como se deslocar por si só;
- Acompanhá-lo à Policia Federal
- Acompanhá-lo à STTU para solicitar a carteira de estudante

 

Inscrição

 

Os alunos interessados em atuar como “Exchange Fellow” deverão preencher o formulário presente na página da SRI e enviá-lo para o seguinte email secretaria@sri.ufrn.br, com cópia para bolsistas@sri.ufrn.br ou entregá-lo pessoalmente na sala da Secretaria de Relações Internacionais (por trás do Restaurante da APURN, próximo ao Centro de Convivência).

 

Após entrega do formulário, será feita uma avaliação dos mesmos e os selecionados serão convocados para uma reunião a fim de prepará-los para a recepção dos estudantes estrangeiros. Nesta serão tratados assuntos como: - funções de um “Exchange Fellow”, limites e vínculo. Caberá à SRI selecionar, entre os candidatos, os futuros Exchange Fellows, levando em consideração critérios como disponibilidade, compromisso, responsabilidade e idiomas dominados pelo interessado. Em caso de grande número de inscritos a seleção e classificação obedecerão a alguns critérios.

 

Critérios de seleção dos Exchange Fellows:


- Idioma dominado pelo interessado;
- Curso compatível com o do intercambista;
- Centro compatível com o do intercambista
- Disponibilidade de horários compatível com a do estudante estrangeiro
- Maior tempo de estudos na UFRN

 

Observação:

 

O Exchange Fellow não é obrigado a hospedar o estudante estrangeiro em sua casa, é suficiente que o auxilie a encontrar uma residência para o período de intercâmbio, bem como ajudá-lo a localizar-se na cidade e na própria universidade pelo menos durante as duas primeiras semanas de aula. Esse auxílio deverá ser prestado de forma voluntária, e ter em vista a integração entre diferentes culturas que tal experiência poderá proporcionar a ambas as partes. Destaca-se que o Exchange Fellow não possui responsabilidade financeira de espécie alguma para com o estrangeiro.

 

Maiores informações:

 

Secretaria de Relações Internacionais

Email: secretaria@sri.ufrn.br

Telefone: 3215-3114

 

 

 

 

SRI - Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais
Caixa Postal 1524 - Campus Universitário UFRN - Lagoa Nova | CEP 59072-970 | Natal/RN - Brasil
Veja aqui no Mapa de localização
Contato: +55 (84) 3342-2271 / E-mail: sri@sri.ufrn.br
  • Revista do SRI
  • Siga a SRI no Twitter
  • SRI no Facebook
2012 / 2017 © SRI - Todos os direitos reservados. UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte Superintendência de Informática