Inicial » Notícias » Gerais » Associação das Universidades de Língua Portuguesa lança programa de mobilidade acadêmica

A Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulga a fase de implementação do Programa de Mobilidade da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), da qual a instituição faz parte.

O Programa Mobilidade AULP se torna o primeiro da modalidade acadêmica a conectar as instituições de ensino superior de países que possuem a língua portuguesa como oficial, e ainda, Macau – que, apesar de ser uma Região Administrativa Especial da República Chinesa (RAEM), foi colonizada por portugueses.

Se trata de uma iniciativa que visa proporcionar aos alunos das instituições participantes, a oportunidade de expandir seus horizontes culturais e de conhecimento, a partir da internacionalização do ensino superior e fomentação da comunicação global, desfazendo as barreiras linguísticas que possam existir entre os países.

São 8 países e 1 região participantes, 66 instituições de ensino superior e 344 projetos disponíveis para a escolha do aluno. Destes, 19 são promovidos pelo Brasil. Essa oportunidade já é aproveitada por 132 estudantes, unidos pelo idioma em comum: a língua portuguesa.

Por sua posição de destaque como promotora da cooperação entre países lusófonos e difusora do conhecimento, a AULP desempenha o papel de instituição mediadora nesse processo de intercâmbio.

A SRI divulga ainda o Boletim de Notícias da Associação de Universidades de Língua Portuguesa, que contém mais informações sobre a implementação de  ações de fomentação dos laços entre a comunidade acadêmica no espaço lusófono.

Para saber mais sobre o Programa Mobilidade AULP, visite o portal da iniciativa.

(24/09/2019) « Voltar