Inicial » Notícias » Gerais » Governo Japonês oferece bolsas de pesquisa para 2020

Governo Japonês oferece bolsas de pesquisa para 2020

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em parceria com o governo do Japão, convida brasileiros a participarem do ciclo 2019 do Programa de Bolsas de Pesquisa Keizo Obuchi – uma iniciativa de capacitação dos jovens pesquisadores de países em desenvolvimento.

O projeto visa atrair adultos com idade inferior a 40 anos, pesquisadores de pós-graduação, portadores de título de Mestre ou em processo de obtenção deste. São 10 bolsas para aqueles que desejem realizar ou continuar sua pesquisa no Japão, devendo obrigatoriamente seguir um dos seguintes temas: Meio Ambiente, com atenção particular à Redução de Risco de Desastres (DRR); Diálogo Intercultural; Tecnologias de Comunicação e Informação; e Resolução Pacífica de Conflitos. A pesquisa deverá durar de 3 a 9 meses, tendo início a partir de junho de 2020 e devendo terminar até fevereiro de 2022.

Para realizar a inscrição, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição em duas vias e enviá-lo juntamente com duas fotografias recentes, certificado de proficiência e cópias validadas dos diplomas, incluindo seu histórico escolar. Além disso, serão necessárias cartas de recomendação do trabalho do candidato e de aceite da instituição a qual este se destina.

Juntamente com os documentos e formulários de inscrição, o candidato deverá anexar uma descrição do projeto de pesquisa proposto e sua contribuição às áreas de estudo mencionadas acima, em até duas páginas. O arquivo deverá detalhar os resultados esperados, metodologia a ser utilizada, cronograma e orçamento da pesquisa que se pretende realizar e, ainda, os critérios de inovação e originalidade que justificam o seu propósito.

A Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte receberá e transmitirá as candidaturas ao Itamaraty para pré-seleção na terça-feira, dia 29 de outubro, logo, estas apenas serão aceitas até a meia noite do dia anterior (28). Os interessados deverão enviar suas inscrições para o endereço eletrônico sri@sri.ufrn.br.

Para mais informações, consulte o Edital em anexo ou acesse o portal oficial do Programa de Bolsas de Pesquisa Keizo Obuchi (em inglês).

Arquivo em anexo: Edital para o Programa de Bolsas de Pesquisa Keizo Obuchi (em inglês)

(16/10/2019) « Voltar