Inicial » Notícias » Gerais » Vagas abertas para pesquisas sobre as consequências da COVID-19

Vagas abertas para pesquisas sobre as consequências da COVID-19

O AXA Research Fund realiza chamada global para pesquisadores em nível pós-doutoral com propostas de estudos relacionadas à pandemia do novo coronavírus e seu impacto futuro. A convocação ocorre em caráter excepcional e parte de um esforço para o desenvolvimento de dados científicos pertinentes à crise que atinge o planeta atualmente.

Com a temática geral intitulada “Mitigação de riscos após a pandemia de Covid-19”, a iniciativa visa a produção acadêmica de informações que venham a informar as consequências da crise nas esferas sociais e econômicas, sobretudo em países mais pobres.

As vagas estão abertas nas seguintes áreas:

œ     Proteção de populações vulneráveis de epidemias e catástrofes, incluindo a COVID-19: sejam migrantes, assentamentos informais, trabalhadores informais, pessoas isoladas, com deficiência e/ou idosas;

œ     Melhorando a coleta de dados e a qualidade da saúde: como os dados e a tecnologia podem nos ajudar a sair da crise, entendê-la e mitigá-la? Como podem informar futuras contenções e controle de epidemias?

œ     Entendendo os efeitos do confinamento e distanciamento social: quais são os efeitos do confinamento e do distanciamento social na sociedade e nas famílias? Quais são as consequências para a saúde mental? E as repercussões sociais e domésticas?

œ     Aviso prévio e preparação: como reforçamos nossa infraestrutura e ecossistema de saúde (incluindo dispositivos médicos e fornecimento de medicamentos) para estarmos melhor preparados e como protegemos nossos profissionais da saúde e prestadores de cuidados?

œ     Preservar o meio ambiente e a nossa saúde: conexões entre mudança climática, perda de biodiversidade e a origem de doenças virais, incluindo dinâmicas socioeconômicas, levando a surtos de doenças infecciosas e crises sanitárias; Aprendizados do COVID-19 para mitigar futuras crises relacionadas ao clima e à biodiversidade.

O AXA Research Fund visa candidatos com conquistas relacionadas à pesquisa acadêmica, conforme evidenciado por publicações, envolvimento em comunidades e redes científicas e impacto dos seus estudos. Interessados deverão possuir PHDs por pelo menos seis anos e, no máximo, dez anos.

A bolsa terá duração de 12 a 24 meses, com expectativa de início dos projetos entre julho e novembro de 2020 e resultados iniciais produzidos nos 12 meses seguintes. O valor fornecido será um máximo de € 250 mil, durante toda a duração do projeto – a justificativa de gastos e adequação dos custos e duração serão essenciais para a seleção do candidato.

As inscrições deverão partir da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo aceita apenas uma inscrição por instituição. Logo, o prazo final para recebimento destas por parte da Secretaria de Relações Internacionais será no dia 1° de maio, através do endereço eletrônico sri@sri.ufrn.br. Será dada preferência aos projetos com foco local e possível aplicabilidade em escala global.

Apenas serão aceitas inscrições submetidas em inglês, no formato PDF, respeitando estritamente o modelo disponível no apêndice do edital e possuindo não mais que dez páginas – incluindo a capa e o currículo do candidato.

Para mais informações, consulte o edital em anexo, disponível apenas em inglês.

Arquivo em anexo: AXARF_Flash call for proposals_Covid-19_April2020_FINAL.pdf

(16/04/2020) « Voltar