Inicial » Notícias » Gerais » UNESCO lança fórum virtual para refletir sobre a vida após a Covid-19

UNESCO lança fórum virtual para refletir sobre a vida após a Covid-19

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou, em sua plataforma online, um fórum para refletir sobre os desafios criados pela pandemia do novo coronavírus, assim como explorar as possibilidades criadas por ela para o futuro.

Intitulado “Imaginando o mundo por vir” (do inglês “Imagining the world to come”), o fórum surgiu do reconhecimento do inevitável impacto da atual crise sanitária no mundo, na forma como vivemos em sociedade, e da necessidade de entendê-lo. Para isso, a UNESCO convidou intelectuais, artistas e ativistas dos mais diversos campos para compartilhar, através de uma série de entrevistas e discussões online, suas opiniões sobre o mundo pós-pandemia.

Os primeiros seis vídeos postados como parte dessa iniciativa proporcionam a perspectiva de mulheres renomadas em suas diferentes áreas de estudo, unicamente capacitadas para pensar as diversas facetas da atual crise global – sejam na Saúde, Meio Ambiente, Educação ou Relações Internacionais.

As primeiras convidadas são:

œ     Katharine Hayhoe (Canadá): cientista climática, professora de Ciência Política, diretora do Centro de Ciência Climática da Texas Tech University, Campeã da Terra da ONU;

œ     Fadia Kiwan (Líbano): professora de Ciência Política, diretora geral da Organização das Mulheres Árabes e membro do Comitê Científico do Programa UNESCO-MOST;

œ     Sara Purca (Peru): pesquisadora do Instituto do Mar do Peru, vencedora da edição peruana do Prêmio L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência (2017);

œ     N’Dri Assie-Lumumba (Costa do Marfim): professora no Centro de Estudos e Pesquisa Africana da Cornell University, presidente do Comitê Científico Consultivo do Programa UNESCO-MOST;

œ     Sakiko Fukuda-Parr (Japão): professora de Relações Internacionais, diretora do Painel Independente sobre Governança Global para a Saúde da Oslo University;

œ     Márcia Barbosa (Brasil): médica, diretora da Academia Brasileira de Ciências, vencedora do Prêmio L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência (2013).

Ao escolhê-las para abrir o evento, a UNESCO reflete a importância da diversidade de olhares e, sobretudo, do ponto de vista feminino para se pensar a sociedade – e reconhece que esses espaços e discussões são, geralmente, dominados por homens.

Nos próximos meses, novas contribuições de mulheres e homens de destaque de todas as partes do mundo, que trabalham em uma ampla gama de disciplinas, serão incluídas na plataforma da UNESCO.

Para acompanhar o Fórum UNESCO “Imagining the world to come”, acesse o site da iniciativa, disponível em inglês, espanhol, francês e árabe.

Arquivo em anexo: Fórum UNESCO -Flyer

(01/06/2020) « Voltar