Com o objetivo de fomentar a formação de líderes que possam contribuir para a pesquisa no Brasil, a Comissão Fulbright e a Capes recebem, até 31 de março, inscrições para bolsas de doutorado pleno nos EUA nas principais universidades de pesquisa do país. Neste edital, o programa foca nas áreas de humanidades, sociais aplicadas, letras e artes.
As instituições têm ainda o objetivo de fortalecer as áreas de conhecimento em consolidação no Brasil, além de ampliar o nível de colaboração e publicações conjuntas entre pesquisadores dos dois países. E para facilitar o acesso de brasileiros a universidades norte-americanas, as bolsas cobrirão todos os custos referentes aos estudantes nos três primeiros anos do doutorado.
A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado, que deve ocorrer até o sexto ano, a Universidade anfitriã assumirá todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, estipêndios mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista.
Para se inscrever, os interessados devem se certificar de que atendem a todos os requisitos necessários, listados abaixo. Em seguida, devem ler o edital e conferir os cursos elegíveis no site da Fulbright, onde a inscrição poderá ser realizada.
● Ter nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana;
● Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
● Ter diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos;
● Não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento;
● Não acumular bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência da bolsa pleiteada neste edital;
● Possuir teste de proficiência TOEFL iBT com nota mínima 102, o teste deve ter sido realizado após 1 de agosto de 2021.