Idioma

Português English
Inicial » Notícias » Gerais » Oportunidade de mobilidade presencial no Instituto Politécnico de Bragança (IPB).  

Oportunidade de mobilidade presencial no Instituto Politécnico de Bragança (IPB).  

 O Instituto Politécnico de Bragança (IPB), abriu para candidatura sem limite de vagas de mobilidade para universitários brasileiros estudarem de forma presencial no instituto em Portugal. São elegíveis estudantes de graduação, licenciatura e mestrado regularmente matriculados na universidade e que possuam condições de se manter na universidade, visto que fica de responsabilidade do aluno todos os custos como viajem, alimentação, alojamento entre outras despesas. Os alunos do intercâmbio estão isentos apenas do pagamento da taxa anual do IPM. 


 


   As inscrições são para o 1º período semestre letivo que vai de 19 setembro de 2022 a 18 fevereiro de 2023. Sendo permitido  somente escolher matérias deste primeiro semestre letivo. Os alunos devem escolher matérias do campus de Mirandela ou do campus de Bragança, não é possível escolher matérias dos dois campis, pois situam-se em duas cidades diferentes. Cada semestre corresponde a 36 créditos do ECTS (mais ou menos 6 matérias), tem uma duração de 20 semanas e inclui o período de avaliação. Os alunos de intercâmbio devem concluir com sucesso matérias que correspondam no mínimo 20 créditos, devido ao esforço mínimo exigido aos alunos portugueses.


 


  Os alunos de intercâmbio de graduação/licenciatura ou de mestrado não podem escolher matérias dos cursos técnicos do IPB, porque o nível de ensino e exigência é inferior a uma graduação/licenciatura ou mestrado. Os alunos de intercâmbio de graduação/licenciatura ou de mestrado podem escolher matérias de línguas dos cursos de graduação de línguas, ofertados na escola superior de educação do IPB. Se os alunos de intercâmbio quiserem realizar o curso de línguas intensivo do centro de línguas do IPB, terão de pagar o curso intensivo.


 


As inscrições ocorrerão até o dia 19 de maio;


 


O aluno interessado deverá encaminhar um e-mail com o título “ Candidato para mobilidade presencial no IPB’’ para o endereço eletrônico mobilidade@sri.ufrn.br com os documentos necessários em PDF; 


 


- Histórico Acadêmico;


- Comprovativo de matrícula;


- Passaporte (é obrigatório que os alunos de intercâmbio tenham os passaportes na fase de candidaturas, para que não haja atrasos com os pedidos de passaportes, que depois atrasam sempre os pedidos dos vistos de estudante); 


- Contrato de estudos (em anexo o modelo do IPB);


- Preencher o formulário online (somente depois de serem selecionados e nomeados pela UFRN):


htps://forms.gle/ybhJFja43ytZf3EA6 


 


  Para ajudar no preenchimento do "Contrato de estudos" podem consultar o Guia ECTS http://www.ipb.pt/go/d854. 


 


  A Secretária de Relações Internacionais não se responsabiliza por documentos ilegíveis ou que comprometam a análise das informações neles contidos.


 


  Não serão aceitas inscrições fora do prazo, ou seja após o dia 19 de maio.



Arquivo em anexo: PT_Contrato_de_Estudos.docx

(04/05/2022) « Voltar
SRI - Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais
Caixa Postal 1524 - Campus Universitário UFRN - Lagoa Nova | CEP 59072-970 | Natal/RN - Brasil
Veja aqui no Mapa de localização
Contato: +55 (84) 3342-2271 / E-mail: sri@sri.ufrn.br
  • Siga a SRI no Twitter
  • SRI no Facebook
2012 / 2024 © SRI - Todos os direitos reservados. UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte STI