Inicial » Notícias » Gerais » Inscrição do Programa Cátedra Francesa da UFRN: Dinâmicas Humanas em Cenários de Diversidade.

A Embaixada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lança a Cátedra Francesa “Dinâmicas Humanas em Cenários de Diversidade” onde busca acolher professores e/ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e pesquisa na UFRN. Assim como também acolher professores e/ou pesquisadores brasileiros em instituições francesas, em um período de 30 dias para cada missão.

Esta primeira cátedra tem como tema Dinâmicas Humanas em Cenários de Diversidade, onde este mesmo tema pode se abrir para muitas outras áreas do conhecimento, amparando-se na sustentabilidade e no desenvolvimento regional com propósito a cooperação internacional para o tratamento de diferentes questões e campos.

Um Comitê formado por três professores nomeados pelo Reitor da UFRN, e três professores designados pela Embaixada da França no Brasil farão a seleção dos candidatos à Cátedra Francesa. O Comitê receberá os projetos em português e em francês e a seleção será feita com base na proposta conjunta.

Os professores franceses na UFRN, que foram selecionados pelo Comitê receberão da UFRN um apoio financeiro, em um valor equivalente ao que se retribui a um professor visitante, a do valor de dez mil reais. As missões dos professores franceses deverão acontecer entre outubro e dezembro de 2022. As passagens de ida e volta serão financiadas pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França em Recife.

Aos professores da UFRN nas instituições francesas, que forem selecionados, serão pagos da mesma forma pela instituição parceira na França. Na qual essas mesmas instituições francesas deverão encaminhar aos professores brasileiros uma carta de aceite, com a confirmação do apoio financeiro equivalente aos professores franceses. A UFRN dará apoio financeiro aos seus professores, para garantir a compra da passagem de ida e volta para a França, assim como os professores franceses na UFRN. As missões deverão ocorrer entre outubro e dezembro de 2022.

Os candidatos franceses devem propor um projeto disposto em parceria com um professor da UFRN, que será o responsável local do projeto, descrevendo de forma sucinta, em no máximo 10 páginas, as atividades de ensino e pesquisa a serem realizadas, informando as datas previstas para a missão. Os projetos devem vir em francês e português.

Devido ao prazo exíguo das candidaturas, recomendamos aos professores da UFRN, que entrem em contato com os professores e/ou pesquisadores franceses para que os mesmos observem os prazos juntamente com suas respectivas universidades.

Os dossiês de candidatura deverão ser enviados para a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) para o email secretaria.sri.ufrn@gmail.com com o Assunto “Inscrição Cátedra Francesa 2022”. As inscrições acontecem até às 23H59 do dia 26 de agosto de 2022.

É de inteira responsabilidade dos candidatos o envio da candidatura e o envio em tempo hábil. A SRI não se responsabiliza por falhas ou atrasos no envio.

Para mais informações e acessar o edital na íntegra clique aqui.

(03/08/2022) « Voltar