A Universidade de Valladolid, na Espanha, iniciou a abertura do concurso que disponibilizará bolsas de mestrado para os anos de 2025 e 2026.
Os candidatos devem possuir nacionalidade e residência latino-americana ou asiática, ser professores de instituições parceiras com as quais a UVa tenha colaborado por meio do Programa Erasmus+ KA107/171 nos últimos cinco anos ou que possuam um acordo internacional vigente. Além disso, devem ter uma pontuação média de 7 pontos, em uma escala de 0 a 10, no histórico acadêmico de pós-graduação.
Quem não pode participar?
• Candidatos que frequentam ou tenham concluído seu mestrado em uma universidade espanhola;
• Candidatos que tenham residido na Espanha por mais de 12 meses nos três anos anteriores a esta chamada;
• Pessoas que já tenham se beneficiado de concursos anteriores.
Os candidatos devem cumprir os requisitos de participação até o último dia do prazo de envio das candidaturas.
Benefícios da Bolsa
- 80% do valor da mensalidade de 60 créditos no mestrado selecionado;
- 750€ mensais para alojamento e subsistência, isentos de imposto de renda durante o período da bolsa (por no máximo nove meses);
- Passagem aérea de ida e volta em classe turística da Espanha até o país de residência do bolsista, valor máximo de 1.200€;
- Plano de saúde.
Procedimento e prazo de inscrição
Os interessados em participar do concurso devem submeter sua candidatura online ao vice-reitor de Internacionalização antes das 11h00 (horário da Europa Central) do dia 27 de fevereiro de 2025, por meio do link: https://iberoamerica-asia.uva.es/.
Documentação necessária
A) Xerox do passaporte. A xerox do documento de identidade também é permitida se o passaporte não estiver disponível no momento da inscrição.
B) Xerox do histórico acadêmico, que deve incluir a duração oficial em anos letivos dos estudos, os cursos e as notas obtidas em cada um deles.
C) Declaração de equivalência da média/nota obtida nos estudos acadêmicos, para isso acesse o site disponível.
D) Xerox do diploma universitário ou de um certificado que comprove que o diploma está em andamento.
E) Certificação da universidade que emitiu o diploma, atestando que confere acesso a estudos de mestrado em seu país, de acordo com o formulário que consta no anexo II do edital. Será admitida como prova disso a xerox de um diploma de mestrado já obtido na mesma universidade que emitiu o certificado de acesso.
F) Curriculum vitae, de preferência em formato EUROPASS.
G) Duas cartas de recomendação, preferencialmente de professores ou de pessoas com as quais o candidato teve uma relação acadêmica ou profissional. Essas cartas devem ser assinadas e indicar a instituição ou empresa à qual o signatário pertence, assim como seu endereço de e-mail. Podendo ter formato livre, as cartas devem ser endereçadas ao “Presidente da Comissão de Seleção do Programa de Bolsas América Latina + Ásia/Universidade de Valladolid - Banco Santander”.
H) Anexo I: declaração de que o requerente não residiu na Espanha ou realizou um curso de mestrado em uma universidade espanhola. Deve ser assinado pelo requerente.
i) Anexo V: declaração de situação fiscal e de segurança social obrigações em Espanha. Deve ser assinado pelo requerente.
j) Adicionalmente e somente para os candidatos que sejam docentes de instituições parceiras:
- Anexo III: Carta de apoio assinada pelo Reitor da universidade parceira, declarando seu compromisso em reservar a vaga de trabalho para o candidato.
- Anexo IV: Declaração assinada pelo candidato, confirmando o compromisso em retornar ao seu país e continuar como professor na sua universidade de origem após concluir o mestrado na UVa.
(07/02/2025) « Voltar