- Como um estudante em mobilidade:
A Mobilidade de estudantes estrangeiros pode ocorrer em dois casos específicos, o primeiro caracteriza-se pela existência de uma parceria (acordo) entre a UFRN e a sua Universidade; e a segunda, quando existe também a necessidade de se criar uma parceria (acordo) entre a sua Universidade e a UFRN, esta parceria é realizada através do contato da universidade de origem do estudante com a SRI UFRN.
Documentos exigidos para a mobilidade: 1 - Formulário de Candidatura Estudante Estrangeiro (link para o formulário); 2 - Histórico Escolar do Candidato; 3 - Carta detalhando a escolha pela IES anfitriã; 4 - Carta de Encaminhamento da Instituição; 5 - Cópia do Passaporte.
E-mail para o envio dos documentos digitalizados: mobilidade@sri.ufrn.br
- Como um estudante em tempo integral:
Graduação:
- admissão através do Exame Enem
Enem é a sigla de Exame Nacional do Ensino Médio, que foi criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para testar o nível de aprendizado dos alunos que concluíram o ensino médio no Brasil. A nota do Enem é utilizada no processo de seleção das universidades públicas do Brasil como a UFRN através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Dentre os requisitos, para cursar uma universidade brasileira, o estudante estrangeiro precisa revalidar o certificado do ensino médio nas secretarias estaduais de educação, mas este documento só é solicitado no momento da matrícula do estudante na universidade após a aprovação. Mais informações: http://enem.inep.gov.br/
- participação em Programas Bilaterais
A maneira mais comum dos estrangeiros conseguirem vaga em universidades brasileiras sem a necessidade do vestibular tradicional ou Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é através do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério da Educação (MEC). O PEC-G concede bolsas de estudo no Brasil para estrangeiros com idade entre 18 e 23 anos, com ensino médio completo. Os candidatos devem ser cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.
Países participantes do PEC-G: África: África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Egito, Gabão, Gana, Mali, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, República do Congo, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Tanzânia, Togo e Tunísia. América do Norte e Central: Antígua e Barbuda, Barbados, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana e Trinidad e Tobago. América do Sul: Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai. Ásia: China, Índia, Líbano, Paquistão, Síria, Tailândia e Timor Leste.
Link de cursos de graduação:
https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/lista.jsf?nivel=G&aba=p-graduacao
- processos de seleção
No link abaixo você encontrará os últimos processos seletivos da UFRN para a pós-graduação para que você possa consultar. Para cada processo listado está também disponível um formulário de inscrição e os detalhes do processo de seleção para os candidatos.
Link para processos de seleção:
https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto