Como estudante de mobilidade (Incoming)
A mobilidade internacional Incoming oferece aos alunos de universidades parceiras, a oportunidade de cursar uma parte de sua graduação na UFRN. O tempo de duração desta mobilidade é de um semestre, podendo ser prorrogado por igual período, desde que aprovado pela Coordenação do Curso de Graduação da UFRN.
Para que a mobilidade Incoming seja possível, é necessário que a UFRN tenha um acordo de cooperação bilateral ativo com a sua instituição de origem. Caso não possua, é possível realizá-lo, partindo do interesse da Universidade do aluno estrangeiro. Para esse fim, a instituição deverá entrar em contato com nosso Setor de Acordos de Cooperação manifestando interesse em firmar o referido acordo.
Para entrar em contato com nosso setor de Acordos de Cooperação:
Lenise Santiago
Coordenação de Acordos de Cooperação
Email: acordointernacional@sri.ufrn.br
+55 84 33422271, ramal 306
Caso sua Universidade seja parceira da UFRN, envie os documentos listados abaixo para o e-mail mobilidadeinternacional@sri.ufrn.br:
1 - Formulário de Candidatura Estudante Estrangeiro
2 - Histórico Escolar do Candidato;
3 - Carta detalhando a escolha pela IES anfitriã;
4 - Carta de Encaminhamento da Instituição;
5 - Cópia do Passaporte.
Atente-se aos nossos prazos:
Para o 1º Semestre (fevereiro a julho) : até 10 de dezembro
Para o 2º Semestre (agosto a dezembro) : até 30 de maio
Links importantes:
Formulário de Candidatura Estudante Estrangeiro;
Consulta aos cursos e estruturas curriculares;
Consulta ao Calendário acadêmico;
Como estudante em tempo integral
Estudante de Graduação
Ingresso pelo Enem: O Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para testar o nível de aprendizado dos alunos que concluíram o ensino médio no Brasil. A nota do Enem é utilizada no processo de seleção das universidades públicas do Brasil como a UFRN através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Dentre os requisitos, para cursar uma universidade brasileira, o estudante estrangeiro precisa revalidar o certificado do ensino médio nas secretarias estaduais de educação, mas este documento só é solicitado no momento da matrícula do estudante na universidade após a aprovação. Mais informações: http://enem.inep.gov.br/
Participação em programas bilaterais: A forma mais comum de estudantes internacionais terem a chance de estudar conosco sem a necessidade de realizar a prova do ENEM é por meio do Programa Estudantes Convênio de Graduação (PEC G).
O PEC G é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação do Brasil e oferece a estudantes estrangeiros a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.
Estão habilitados a inscrever-se no processo seletivo os nacionais de países com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico que não tenham nacionalidade brasileira nem genitores brasileiros.
Para saber quais países o Brasil possui acordo de cooperação, clique aqui.
Estudantes de pós-graduação
A UFRN recebe tanto alunos para atividades de ensino e pesquisa quanto para cursar uma pós-graduação completa.
Para ensino e pesquisa, verifique nossos programas de pós-graduação e entre em contato com a Coordenação do Programa.
Para cursar uma pós-graduação completa, verifique os processos seletivos abertos, clicando aqui ou aqui.
Em caso de dúvida, escreva para nossa Pró-Reitoria de Pós-Graduação:Email: secretariappg@reitoria.ufrn.br / dginterppg@reitoria.ufrn.br
Conheça também nossas Unidades Institucionais.