Estudantes de graduação de mais de 60 instituições públicas de ensino superior foram beneficiadas com 2.511 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Pibic nas Ações Afirmativas . O Pibic é um dos mais tradicionais programas de incentivo à produção científica e para identificação e aperfeiçoamento de talentos acadêmicos na graduação brasileira.
A ação afirmativa do programa começou em 2009, com a concessão de 600 bolsas. Em 2010 e 2011, foram concedidas 800 bolsas em cada período, pela parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
Em 2009 e 2010, o benefício atendeu alunos que entraram nas universidades públicas por meio do sistema de ações afirmativas de 47 instituições públicas de ensino. As primeiras bolsas eram de R$ 300 mensais, por um ano. O objetivo da ação é estimular a renovação acadêmica e enfrentar a evasão escolar.
No primeiro período de vigência do programa, as escolas contempladas com o complemento financeiro foram escolhidas pelo CNPq e a seleção dos alunos ficou a cargo das respectivas universidades. Na última edição, a Seppir participou da Comissão do Pibic em que foram analisadas inscrições de 69 instituições. Para o período 2011-2012, o programa concedeu 800 bolsas, de R$360,00.
Programa - O Pibic nas Ações Afirmativas é dirigido às universidades públicas que são beneficiárias de cotas Pibic e que têm programa de ações afirmativas. Trata-se de um programa piloto que prevê a distribuição de bolsas de Iniciação Científica às instituições que preencham esses requisitos e se interessem em participar do programa.