O Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode ser solicitado em uma das agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou dos Correios. Será cobrada uma taxa e o documento será emitido em até 40 dias.
Poderão ter CPF:
Cada pessoa poderá se inscrever apenas uma vez. Para manter o cadastro atualizado, é necessário fazer a declaração do imposto de renda todos os anos ou registar a condição de isento. (Veja aqui como fazer a declaração de isento para evitar o cancelamento do CPF).
Documentos necessários:
Segunda via do CPF:
Por ser um registro único e nacional, o número do CPF será o mesmo. A segunda via é a emissão do cartão e a regularização cadastral. Para tirar a segunda via do CPF, você deve comparecer aos postos de emissão do documento munido dos seguintes documentos:
Observações: Para um representante dar entrada no documento, é necessário apresentar uma procuração original. Não é cobrada nenhuma taxa.
Como arrumar dados errados no CPF?
Para atualizar dados cadastrais ou arrumar os dados incorretos no CPF basta procurar a agência dos Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, ou o órgão estadual de atendimento ao cidadão. Para checar se os dados do CPF estão corretos, entre no site da Receita Federal e faça a consulta da situação cadastral do CPF. Não é possível alterar os dados do CPF pela internet, apenas fazer a consulta.