O Programa de Estágio de Verão 2025 tem como principal objetivo familiarizar graduandos e graduados brasileiros que atuem ou tenham atuado como professores IsF-Francês nas universidades credenciadas na Rede Andifes IsF com a língua francesa, além de promover trocas interculturais entre o Brasil e a Bélgica. Os cursos serão ministrados na Universidade Católica de Louvain e na Universidade de Liège. Ao se inscrever, o candidato deve escolher um dos dois estágios. Por meio do Estágio de Verão 2025 da Wallonie-Bruxelles International, serão disponibilizadas duas vagas para cada instituição. Também será composto um cadastro reserva de até 12 candidatos, em função das possíveis desistências.
Para participar, os candidatos devem possuir nacionalidade brasileira, ter no máximo 35 anos de idade até a data de publicação do edital (disponível no final da matéria) e atender aos seguintes requisitos:
• Ser ou ter sido professor da Rede Andifes IsF-Francês;
• Ser professor de FLE, com nível B2 para candidatura na Université
Catholique de Louvain ou nível B2-C1 para a Université de Liège;
• Ter ou ter tido vínculo com a Rede Andifes IsF-Francês;
• Ser licenciando ou licenciado em Letras-Francês. Para licenciandos, é necessário estar regularmente matriculado em um dos dois últimos anos do curso durante o ano letivo da publicação deste edital. Para licenciados, é exigido ter participado da Rede Andifes IsF-Francês nos quatro anos letivos imediatamente anteriores ao ano letivo da publicação deste edital;
• Possuir conhecimento de língua francesa equivalente aos níveis B2 ou C1 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR);
• A comprovação do nível de proficiência poderá ser feita por meio de certificação internacional (DELF), entre outras de reconhecimento internacional; declaração do coordenador do curso de graduação ou responsável especialista na área; ou ainda histórico escolar de graduação no qual conste, no mínimo, 400 horas de língua francesa, excluindo as disciplinas de estágio.
A Université Catholique de Louvain oferecerá acomodação própria para os participantes de 27 de julho a 15 de agosto de 2025. A taxa de inscrição, a acomodação e a alimentação serão pagas pelo WBI. Na Université de Liège, será disponibilizada acomodação gratuita no internato Cœur de Liège, de 2 a 21 de agosto de 2025. Será responsabilidade do candidato a aquisição das passagens aéreas (ida e volta) e a regularização de questões legais, como a obtenção do passaporte.
As inscrições serão feitas por meio do formulário online (que se encontra no Edital anexo) a partir do dia 17 de fevereiro e poderão ser realizadas até as 23h59 do dia 5 de março de 2025. A Rede Andifes IsF não se responsabiliza por eventuais problemas técnicos na inscrição dos candidatos.
Os seguintes documentos devem ser anexados:
• Cópia do RG e CPF ou documento oficial de identificação válido com foto, no qual constem RG e CPF;
• Diploma de graduação ou comprovante de matrícula para licenciandos das universidades citadas;
• Comprovante de proficiência em língua francesa;
• Declaração do NucLi, indicando o tempo (em meses) de atuação na Rede Andifes IsF como professor de francês, bem como a lista de cursos ofertados na Rede IsF (período, nome do curso e carga horária);
• Termo de compromisso disponível no edital.
Todos os documentos devem estar em formato PDF e devidamente assinados pelo coordenador administrativo e pelo orientador do NucLi via GOV.BR. A seleção será feita por especialistas em francês credenciados à Rede Andifes IsF de cada região do país. Professores de francês credenciados à Rede Andifes IsF, participantes com nível de proficiência comprovada em língua francesa e outras atividades descritas no edital são elegíveis para pontuação.
Em caso de empate, devem ser considerados os critérios de prioridade descritos no edital.
Com um dia para recurso, o resultado final será disponibilizado até o dia 15 de março de 2025 no site oficial da Andifes, contendo apenas o CPF dos candidatos aptos.