Tendo recebido inscrições até o dia 10 de abril, a competição estudantil anual da World Technology Universities Network (WTUN 2025) reuniu, mais uma vez, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No dia 25 de junho, foi publicado o resultado no site oficial da WTUN, marcando o retorno da UFRN ao pódio dos premiados, posição que já havia sido conquistada em 2023.
Com a proposta de promover o descarte sustentável, a equipe constituída pelos estudantes do Departamento de Física (DFTE) Alisson da Silva Queiroz e Laryssa Lewy Palhares Silva conquistaram o segundo lugar na competição. A UFRN enviou outros cinco projetos, além dos diversos participantes de outras instituições que integram a rede WTUN.
O objetivo principal da competição é apresentar soluções inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em entrevista à Agência de Comunicação da UFRN (Agecom), Alisson e Laryssa compartilharam como suas experiências acadêmicas contribuíram para o desenvolvimento do projeto: "O curso de Física foi essencial, mas a participação em grupos de pesquisa e projetos de extensão ampliou nossa visão", comentou Laryssa.
O projeto, denominado UrbChain, propõe uma solução urbana focada na promoção da sustentabilidade por meio da gamificação. Ou seja, aplicar elementos lúdicos ao processo. Utilizando caixas eletrônicas inteligentes, que seriam capazes de identificar automaticamente o tipo de material descartado, os moradores ganhariam "pontos", créditos digitais chamados UrbChain. Esses créditos poderiam ser trocados por descontos no transporte público, acesso a hortas comunitárias e outros serviços locais.
(11/07/2025) « Voltar