A Universidade para a Cooperação Internacional (UCI), em união com a Organização dos Estados Americanos (OEA), oferece bolsas para dois programas acadêmicos com início previsto para o final de 2025: o Certificado em Empreendedorismo Regenerativo e o Mestrado em Gestão do Turismo Sustentável.
Com duração de 10 meses, o Certificado em Empreendedorismo Regenerativo é destinado a um público de profissionais interessados em desenvolver sistemas e empreendimentos regenerativos. O curso é 100% online com aulas síncronas e recursos assíncronos, reunindo participantes de diferentes setores, privado, público e comunitário de diversas idades, unidos pelo objetivo de promover transformações socioeconômicas, culturais e políticas em prol da vida e do futuro sustentável.
Já o Mestrado em Gestão do Turismo Sustentável tem uma duração mais longa, em 24 meses, é ministrado em espanhol e combina aulas online assíncronas com suporte síncrono, além de um módulo presencial obrigatório na Costa Rica. Voltado para profissionais formados em áreas relacionadas ao turismo, meio ambiente, economia e ciências sociais, o programa visa capacitar líderes para práticas turísticas que respeitem o meio ambiente e fomentem o desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Para ambos os programas, as bolsas concedem grandes quantidades de descontos nas mensalidades, destinados aos candidatos com melhor desempenho acadêmico, sempre sujeitos à disponibilidade de recursos. Para manter o benefício, é necessário apresentar rendimento satisfatório, sem reprovação ou faltas excessivas.
Os candidatos devem ser cidadãos ou residentes legais permanentes de países membros da OEA, exceto Costa Rica, e seguir o processo regular de admissão da UCI. Ao serem admitidos, os estudantes são automaticamente considerados para as bolsas OEA-UCI.
Embora as bolsas cubram parte significativa dos custos, algumas despesas permanecem sob responsabilidade do estudante. No caso do certificado em empreendedorismo, isso inclui o valor restante da mensalidade, taxas de matrícula e possíveis despesas como viagem final ao programa. Para o mestrado, além dessas despesas, somam-se custos com materiais didáticos, taxa de formatura e o módulo presencial na Costa Rica.
Os interessados devem iniciar o processo de admissão na UCI e enviar dúvidas para Scholarships@oas.org, usando o assunto “Programa de Bolsa OEA-UCI” até o dia 31 de agosto de 2025.
(31/07/2025) « Voltar