Inicial » Notícias » Gerais » O que é a Secretaria de Relações Internacionais?

O que é a Secretaria de Relações Internacionais?

Você é aluno da UFRN e não sabe o que é a Secretaria de Relações Internacionais? Se liga nesse post que nós vamos explicar o que é a SRI e o que ela faz.

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) é a unidade responsável pelas relações internacionais da universidade. O objetivo principal da secretaria é representar a UFRN no Brasil e no exterior, através dos acordos de cooperação e da mobilidade com universidades em diversos países e entidades governamentais  estrangeiras. Promovendo através dessa troca o desenvolvimento acadêmico e o desenvolvimento da ciência, da inovação tecnológica e da inclusão social. A SRI fica localizada no segundo andar do anexo da Reitoria e funciona de segunda a sexta no horário das 08 às 17h. Além disso, a nossa secretaria é dividida em cinco setores, sendo eles: Acordo, Mobilidade, Tradução, Secretaria Executiva e Mídia. Segue o post para saber o que cada um deles faz.

ACORDOS

O setor de acordos é o responsável pela formalização de Acordos de Cooperação Internacional com Instituições Estrangeiras de Ensino Superior. É através da formalização desses acordos que a UFRN promove a cooperação mútua entre as universidades que têm como objetivo principal desenvolver ações de intercâmbio, estágio internacional, pesquisa acadêmica, mobilidade internacional, parceria na realização de eventos, entre outras. Nesse momento a universidade federal possui 146 acordos ativos, sendo a França, Espanha, Estados Unidos e Portugal os países com maior número desses acordos mútuos ativos.

MOBILIDADE

O setor de mobilidade é o responsável por possibilitar que estudantes matriculados na UF possam estudar em uma universidade internacional. Para a realização de mobilidade internacional é necessário que exista um acordo de cooperação entre a UFRN e a instituição anfitriã. Após o intercâmbio o discente recebe um certificado onde o aluno poderá aproveitar as matérias cursadas no exterior. A mobilidade acadêmica é uma oportunidade única onde um estudante de ensino superior pode ter durante a sua graduação ou pós-graduação. A mobilidade também permite que alunos internacionais de universidades parceiras da UFRN no exterior cursem um período do seu curso na nossa universidade.

TRADUÇÃO

É em nosso setor de tradução que a SRI realiza a tradução de documentos emitidos pela UFRN  para alunos que estão no processo de mobilidade. Os documentos de atestado de matrícula, diploma, histórico e declaração de vínculos são traduzidos para o inglês, espanhol e francês. Além disso, o setor de Tradução traduz documentos institucionais, dando suporte nesse sentido a toda a instituição.

SECRETARIA EXECUTIVA

A secretaria executiva desempenha um papel fundamental ao oferecer suporte à gestão e a outros setores da unidade, gerenciando informações e facilitando a execução de suas tarefas administrativas. Além disso, o setor também presta atendimento presencial e eletrônico, permitindo que alunos e professores esclareçam suas dúvidas sobre o funcionamento da unidade.

SETOR DE MÍDIA

O setor de mídia desempenha um papel crucial na comunicação entre a comunidade acadêmica e a SRI. É por meio deste setor que os alunos se mantêm informados sobre todas as oportunidades de estudo no exterior, além de ficarem atualizados sobre os acontecimentos na secretaria.

Quer ficar por dentro das nossas ações e unidade? Fica de olho em nossas redes.

www.sri.ufrn.br
@ufrninternational