A fim de celebrar os 60 anos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), realiza, entre os dias 8 e 9 de dezembro, no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília (DF), o encontro nacional de 150 coordenadores do programa, dentre eles, representando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o secretário de Relações Internacionais adjunto, professor Bruno Motta, e a coordenadora de Mobilidade Acadêmica, Viviane Fagundes.
Dando início à programação do encontro, Marcus David, secretário de Educação Superior do MEC, pontuou que a discussão de uma política educacional precisa ser construída em parceria com os países que sofrem o processo de desigualdade global. Para ele, uma política como o PEC-G deve ser vista como um esforço de superação das desigualdades e de criação de condições dignas para as populações desses países.
“Essa comemoração dos 60 anos é uma comemoração de uma política que hoje é absolutamente estratégica nesse esforço de reconstrução mundial. Precisamos estar unidos, nós, países do Sul Global, com perspectivas e necessidades de desenvolvimento. Nós precisamos ter políticas em que façamos trocas culturais e de conhecimentos, para que, dessa forma, possamos criar alianças estratégicas que vão nos permitir enfrentar, efetivamente, esse ciclo econômico que acabou gerando tantas desigualdades globais”, defendeu.
A comemoração acontece no mesmo período em que é registrada a maior procura pelo programa, que teve um crescimento das candidaturas internacionais de quase 1.200% para a seleção de 2026, alcançando 3.291 estudantes de 55 nacionalidades interessados em dar início aos seus estudos em instituições de ensino superior do país.
Há mais de seis décadas, o PEC-G é palco de formação e qualificação de estudantes estrangeiros, por meio da oferta de oportunidades gratuitas em cursos de graduação em instituições de ensino superior no Brasil.
(10/12/2025) « Voltar